Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Caos ou Ordem?! Eis a questão…

joker-1-300x168Re-assisti, nos últimos dias, o filme “Batman – Dark Knight” (The Dark Knight, 2008), que além de ser um excelente filme, também aborda alguns assuntos interessantes de serem pensados. Um deles vem de uma fala do Coringa, abaixo:

Ninguém entra em pânico quando as coisas acontecem “de acordo com o plano.” Mesmo que o plano seja terrível! (...) Introduza um pouco de anarquia. Bagunce a ordem estabelecida e tudo vira caos. (…) Oh, e você sabe uma coisa sobre o caos? Ele é justo!
(extraído de http://www.buzzpirates.com/2009/06/the-13-best-quotes-by-the-joker-in-the-dark-night-heath-ledger-lives-on/)

Video com a cena da referida fala no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=pfmkRi_tr9c


Bem, fiquei com essa idéia na cabeça! Por quê a grande maioria das pessoas não sabe lidar com o caos?! Por quê precisam seguir algum tipo de conjunto de regras estabelecidas?! Enfim, duvido que eu vá conseguir colocar a coisa toda aqui no blog, pois isso é assunto pra um livro inteiro. Afinal, teríamos de definir o que se toma por “caos”, por “ordem estabelecida”, o que rege a vida das pessoas, comportamentalismos, etc.

Mas, resumindo…a grande problemática da sensação de falta de equilíbrio frente ao caos advém da falta de capacidade, em geral, que as pessoas têm em pensar ativamente, ou seja, de refletirem perante os acontecimentos. Uma vez que passem a habituar-se à prática da reflexão, do pensamento ativo e frequente, começa-se a tomar as rédeas da atidude frente a situações (aparentemente) caóticas, etc.

Além do mais, ainda há a questão do que realmente venha a ser “caos” e “ordem estabelecida”. O primeiro, ainda, e de acordo com os estudiosos da Teoria do Caos, conteria, em si mesmo, alguma ordem, mesmo que não aparente. Já o segundo, se pararmos para pensar, surge de algum tipo de caos, ou seja, de algum tipo de escolha aleatória. A ordem estabelecida, inicialmente, parte do ponto zero, onde não existia, e, após uma escolha (em tese) aleatória, convenciona-se alguma ordem, etc.

Enfim…caos dentro da ordem, ordem dentro do caos! Mais uma vez, é tudo um grande paradoxo a ser pensado! Matéria para muitos anos de estudo e análise…não cabe aqui no blog a discussão toda…

Nenhum comentário:

Postar um comentário